DICAS
SAIBA TUDO SOBRE OS FILTROS AUTOMOTIVOS
por Www.tecfil.com.br
Os carros possuem um grande número de peças, algumas delas dificilmente você vai precisar trocar, mas tem algumas que necessitam de substituição com o tempo, tais como velas, pneus, amortecedores e os filtros em geral. No último caso não estamos falando de uma única peça, mas sim de diferentes tipos de filtros automotivos.
Basicamente, existem cinco tipos de filtros automotivos, o filtro de óleo, o filtro de ar do motor, filtro de combustível, filtro de cabine e os filtros separadores. Além deles, existe uma linha ecológica, inclusive oferecida pela Tecfil.
Manter a manutenção dos filtros em dia é essencial para que o carro funcione normalmente. Eles auxiliam na lubrificação do automóvel, na queima de combustível, nos gases liberados e no ar que respiramos dentro do automóvel. Descubra a diferença entre eles, o tempo de troca e sua importância aqui.
Filtro de combustível
O filtro de combustível é uma das primeiras linhas de defesa do motor do automóvel. Sua função é proteger o veículo de impurezas vindas do combustível, seja ele o etanol ou a gasolina, antes que o agente seja queimado.
Além de impedir que as impurezas cheguem aos pistões dos carros e comprometa a queima de combustível, o filtro de combustível também impede que as mangueiras entupam.
A troca do componente deve ser feita entre 10 mil e 15 mil quilômetros rodados, segundo orientações da montadora. Não realizar a troca pode comprometer a bomba de combustível e sujar o sistema de injeção, principalmente nos bicos injetores. Isso pode provocar falhas e afeta o rendimento.
O filtro apresenta alguns sinais de que ele está chegando ao limite. É preciso estar atento, pois antes dos 10 mil quilômetros ele pode apresentar alguns sintomas que está gasto. Os principais são:
- Problema para dar a partida
- Marcha lenta ou irregular
- Consumo excessivo de combustível
Para evitar que ocorra esses problemas de maneira prematura, é necessário cuidar bem desse componente. Por isso é sempre bom utilizar combustível de qualidade, como os aditivados, evitar andar na reserva e, também, não pode esquecer de fazer uma limpeza durante a troca do filtro.
Filtro de óleo
O filtro de óleo, assim como o de combustível, é um dos itens mais importantes de um automóvel. Ele é um componente essencial para a filtragem de impurezas provenientes do óleo e da fricção das peças, assim evitando que essas partículas prejudiquem o motor.
Existem dois tipos de filtro de óleo, o refil – que possui apenas o elemento filtrante e todos os outros componentes estão presentes no bloco do motor –, e o blindado – que possui nove componentes, eles são perfeitamente encaixados para que todas as impurezas sejam devidamente retidas.
O filtro deve ser trocado sempre que houver uma troca de óleo. Em seu interior, o componente pode reter entre 0,5 e 1 litro de óleo, ou seja, se não trocar o item, o óleo novo vai se misturar com o antigo. Além disso, a válvula ByPass da peça antiga pode estar danificada, o que impede que o óleo novo seja filtrado.
Os problemas causados por um filtro de óleo em mal estado são diversos, os principais maior desgaste nas peças, desempenho abaixo do normal e maior queima de combustível, visto que o automóvel precisa de mais esforço quando mal lubrificado. Sendo assim, o componente ajuda a:
- Proteger o motor;
- Fornecer segurança;
- Prolongar a vida útil;
- Um melhor desempenho do motor e precisão operacional;
- Uma lubrificação eficaz dos componentes;
- Economia de combustível.
É comum que as pessoas cometam o erro de misturar dois tipos de óleos ou utilizar produtos que não cumprem as características técnicas necessárias. Por isso é importante observar o que o fabricante do automóvel diz.
Filtro de ar do motor
Existem dois tipos de filtro de ar e é importante tomar cuidado para não confundir. Existe o filtro de ar condicionado, mas nesse momento vamos falar primeiro sobre o filtro de ar do motor. Ambos tem a mesma função, mas o de ar do motor cuida, justamente na filtragem do ar do coração do carro, o motor.
Esse tipo de filtro de ar é projetado para proteger toda a motorização do automóvel. Ele é componente retêm desde as partículas mais finas, até as mais pesadas. Seu formato é semelhante a uma sanfona e ele é confeccionado com um papel especial.
Esse tipo de filtro é tão potente que pode deter até um mícron, ou seja, a milionésima parte de um milímetro. Para uma comparação uma partícula de talco possuí 15 mícron, ou seja, ela é 15 vezes maior que o tamanho mínimo de filtragem.
O formato do filtro de ar do motor depende do projeto do carro. Os modelos podem ser os mais diversos possíveis, desde ovais, quadrados, cilíndricos e redondos.
O período de troca desse item gira em torno do 10 mil quilômetros rodados, mas dependendo de onde a pessoa circula isso pode mudar. Automóveis que circulam em estradas de terra necessitam de uma troca com mais frequência. Veja os sinais que mostram que o filtro de ar necessita de uma atenção:
- Aumento do consumo de combustível;
- Perda de potência na retomada da velocidade;
- E falhas na marcha lenta.
Não se pode lavar o filtro, é necessário fazer a troca. O item é indispensável para um bom funcionamento do automóvel. A peça é simples de ser trocada e tem um preço acessível.
Filtro de cabine (ar-condicionado)
O filtro de cabine, também conhecido como filtro de ar-condicionado, não está ligado a saúde do carro, mas sim dos ocupantes. Sua função é proteger o condutor e os passageiros de poeira e gases vindos do exterior, a fim de garantir que o ar esteja o mais puro possível.
Originalmente, ele foi criado para auxiliar o funcionamento do ar-condicionado, mas mesmo sem esse opcional é possível encontrar esse produto em alguns veículos. Mesmo com a circulação de ar deligada, o filtro ainda funciona, por isso é essencial prestar atenção no item.
Diferente dos outros filtros presentes nos automóveis, o filtro de cabine não possui uma quilometragem ou tempo pré-estabelecido. Por isso é necessário ficar atento e de tempos e tempos verificar o estado do item. A negligência para a troca da peça pode trazer diversos problemas, tais como:
- Diminuir o fluxo de ar;
- Proliferação de fungos e bactérias;
- Maus odores;
- E doenças respiratórias.
Para sabe a hora de trocar o filtro é necessário se atentar a alguns sinais, tais como a redução do fluxo de ar e cheiros desagradáveis. É aconselhável que periodicamente olhar o estado do item sempre que for em uma oficina, por exemplo.
Nos dias atuais, o filtro de cabine tem outra função agregada, a nova tecnologia chamada pela Tecfil de “Tratamento Corona” que aplica cargas elétricas controladas na plana sintética do filtro. Toda essa energia gera um campo eletrostático que irá aumentar o poder de captação das partículas no seu início de funcionamento dentro do sistema de ar condicionado veicular, o que potencializa a filtragem do ar.
Filtros separadores
Menos conhecidos pelo grande público, os filtros separadores estão presentes em automóveis movidos a Diesel. Sua função é bem simples, basicamente ele serve para separar a água do combustível.
Essa peça é indispensável para um bom funcionamento do motor. Toda a engenharia que move o automóvel é cheia de tubos e cada um transporta líquidos ou gases. Para que não haja contaminação, existem os filtros separadores.
O próprio nome já diz, o filtro separa a água que está naturalmente presente no combustível. Essa peça é fundamental para evitar danos, os quais fazem com que o motor perca o rendimento e que seja afetada a lubricidade do diesel.
Além disso, existe a elevação do consumo, além de que influencia de maneira considerável no aumento da emissão de fumaça no sistema de escape. Outros prejuízos que o filtro separador evita são:
- Desgaste na bomba de combustível;
- Danos aos bicos injetores;
- Saturação prematura dos filtros;
- Oxidação (ferrugem) das partes metálicas do sistema;
- Perda de pressão;
- E problemas no arranque.
As montadoras recomendam a troca do filtro separador a cada 25 mil quilômetros rodados. Porém, esse número pode alterar para cima ou para baixo dependendo do local que o automóvel circula, então é preciso ficar atento a perda de força, fumaça excessiva e rendimento menor.
Filtros ecológicos
Os filtros ecológicos não são filtros específicos, na verdade eles são uma categoria dos filtros do carro, moto ou caminhão. O uso dos filtros ecológicos e dos filtros comuns é o mesmo, sendo que a única diferença está em suas composições.
Focados no meio ambiente, os filtros ecológicos são produzidos com materiais alternativos o que possibilita a reciclagem e o baixo nível de resíduo final. A linha de filtros ecológicos da Tecfil traz uma extensa gama de soluções amigas da natureza.
Para exemplificar, são utilizadas tecnologias de ultima geração para a redução de papel e celulose, ampliação dos materiais sintéticos como Polipropileno, Poliéster, mídias multi-layer que possuem a composição de dois materiais.
Além disso, conceitos inovadores que eliminam itens metálicos e substituem por polímeros injetados e, também há propostas de projetos com o conceito “clean” para manutenção e desempenho gerando baixo volume de material para descarte.
Tais filtros estão disponíveis tanto para a linha leve e quanto para a linha pesada. Mas, acima de tudo, a utilização os filtros ecológicos devem estar de acordo com as instruções do fornecedor e as especificações técnicas da montadora.
Como uma preocupação com o meio ambiente, os filtros automotivos ecológicos são pensados para o bem estar do motorista, para a saúde do automóvel e, principalmente, com o impacto ao meio ambiente.
Filtros automotivos em geral
É importante ter em mente que os filtros automotivos, não importa qual seja sua função, não são item reutilizáveis e eles possuem uma vida útil curta, comparada com outras peças. É crucial manter a revisão deles em dia, pois um componente mal cuidado pode trazer diversos prejuízos ao condutor.
Outro fator essencial é a qualidade dos produtos. Sempre opte por filtros originais de fábrica, como os da Tecfil. Ao utilizar peças que não são de qualidade, você põe em risco a saúde do carro, algo que pode trazer prejuízos no futuro.
Para finalizar, tenha um controle de todas as peças dos carros, sejam elas velas, filtros automotivos, freios, correias e todas as outras, pois o bom funcionamento de uma depende do bom funcionamento da outra. É importante também utilizar produtos de qualidade em todo o automóvel, pois não adianta trocar o filtro de óleo e utilizar um lubrificante que não é recomendado, por exemplo.
Fonte: https://www.tecfil.com.br/saiba-tudo-sobre-os-filtros-automotivos/