MANUTENÇÃO
O QUE É UM FILTRO DPF E QUAL LUBRIFICANTE ADEQUADO PARA ELE?
por Www.valvoline.com.br
O motor a diesel foi criado em 1893 por Rudolph Diesel. Basicamente a diferença principal entre ele e o motor a combustão a gasolina é que no caso do segundo a ignição feita através das velas de ignição. No primeiro ocorre a compressão mecânica do ar quente e do combustível dentro do cilindro provocando a explosão e seu funcionamento.
Com o passar dos anos os motores a diesel se mostraram mais resistentes e com maior possibilidade de desenvolver um bom torque em baixas e médias rotações. E se mostrou uma excelente ferramenta para o trabalho pesado, ou seja, caminhões e ônibus passaram a adotar esse propulsor por conta da força.
O desenvolvimento andou a passos largos e no começo do século XX os primeiros caminhões movidos a diesel foram fabricados. Na primeira década a MAN, atualmente subsidiária do grupo Volkswagen, desenvolveu um motor a diesel de dois tempos para seus caminhões.
Uma das questões mais interessantes quando falamos desse tipo de motor é que ele teve uma usabilidade muito variada. Falamos de caminhões no parágrafo acima mas essa invenção revolucionou o meio de transporte tal qual o conhecemos no século passado.
Caminhões, ônibus, motores estacionários mas também locomotivas e navios passaram a utilizar esta invenção. Com o decorrer do tempo a indústria automobilística convencional passou a adotá-los em veículos de passeio, algo bastante comum na Europa e que já foi mais popular nos Estados Unidos.
Mas nem tudo são flores. Apesar de sua grande capacidade de trabalho e durabilidade, já que alguns desses motores ultrapassam 1 milhão de quilômetros rodados sem nenhum tipo de retífica, os propulsores a diesel têm um problema relacionado a emissão de poluentes.
Por conta dessa alta emissão foi criada a obrigatoriedade do filtro DPF, que nada mais é do que um filtro de partículas de diesel. Sua principal função é proteger atmosfera de uma grande parte dos poluentes produzidos pelo funcionamento do motor.
Em algumas picapes modernas como a Nissan Frontier se observa um pequeno botão do lado esquerdo do painel. Ele tem uma função técnica que é a de efetuar uma limpeza desse filtro, ou pelo menos parte dela, de maneira a mantê-lo limpo e apto para uso.
A legislação atual do Brasil obrigou os caminhões há alguns anos a utilizar o Arla 32, que também tem um papel na redução das emissões de poluentes emitidos pelos motores a diesel. Mais recentemente a Jeep, montadora que produz SUVs, equipou o seus modelos com reservatório de Arla 32.
Uma outra maneira de fazer a limpeza desse filtro, que é uma peça, é no funcionamento normal do veículo. Porém é necessário circular por um certo espaço de tempo e com uma determinada rotação para que o escapamento atinja a temperatura normal de funcionamento e efetue a queima desses gases.
Mas o ideal para manter o filtro DPF limpo e em bom estado de conservação é usar um lubrificante próprio para isso. Ele ajuda também a manter os bicos de injeção limpos e a emissão de poluentes dentro dos limites legais.
A Valvoline conta com o Advanced MST na especificação 5W30 e 5W40 que atende aos veículos a diesel equipados com o referido filtro. Com base sintética ele evita a formação de fuligem e fósforo decorrentes da queima de combustível. Desta forma o motor segue protegido para continuar rodando com menor emissão de poluentes e maior durabilidade. E lembre-se: antes de aplicar o lubrificante sempre verifique o manual do seu veiculo.