DICAS
MOTO: DICAS PARA PREVENIR PROBLEMAS MECÂNICOS
por Www.valvoline.com.br
As motos sempre estiveram ligadas à liberdade e também a um estilo de vida muito próprio desde que foram criadas, basicamente com colocação de um motor em uma bicicleta, e se tornaram objetos de desejo e admiração de milhões de pessoas ao redor do mundo. Os precursores deixaram um legado de algo compacto e – geralmente. – ágil.
O uso de moto nos grandes centros urbanos se mostrou uma necessidade em termos de tempo de locação e também praticidade. Com a pandemia pudemos ver que os aplicativos para entrega de comida, remédios e itens de supermercado explodiram em crescimento. E tiveram que contar com a agilidade delas para chegar aos pontos mais longínquos de cobertura de uma maneira rápida.
Já se a moto ficou parada durante um tempo alguns cuidados são necessários para sua reativação. Uma das questões cruciais é a bateria, que geralmente descarrega com alguma rapidez. Em modelos que ainda contam com o pedal de acionamento isso pode ser minimizado. Mas se a partida for apenas elétrica é um problema. Hoje em dia existem carregadores portáteis que facilitam que a carga seja mantida ou a transferência de carga conhecida popularmente como chupeta.
Outra preocupação importante é em relação ao combustível que a moto usa. Como sabemos a gasolina tem um prazo de validade de acordo com o seu armazenamento. E os tanques de combustível de automóveis e moto não são mais adequados para um longo período. Com o passar do tempo acabam ficando elementos mais pesados no fundo do tanque que também podem entupir o sistema quando se deslocam para a alimentação.
Uma dica nesse sentido é escolher uma das duas opções, dependendo do tempo em que a moto não será utilizada. A primeira delas é encher o tanque até a boca, com o menor espaço para a oxidação do combustível devido a menor quantidade de ar. A outra é deixar o mínimo possível de gasolina e esvaziar todo o tanque antes de preenchê-lo novamente e também a troca do filtro de combustível em ambos os casos.
Ainda no tema combustível o ressecamento das mangueiras pode ser algo problemático, além de perigoso. Vale a pena uma verificação completa. Também é necessário ver o estado da mangueira de arrefecimento quando possuir o sistema. Outra questão importante diz respeito ao carburador que pode precisar de uma limpeza para que funcione de maneira adequada.
Agora falando de motor a verificação do nível de óleo é outro elemento importantíssimo para a boa saúde. Ao contrário dos automóveis de passeio nas motocicletas o nível do óleo deve ser verificado após o sei funcionamento, ou seja, com o motor quente ou 4 minutos em marcha lenta. Dessa forma é possível aferir se o nível está correto. Alguns modelos têm instruções diferentes para essa verificação. Mas isso está discriminado no manual do proprietário.
Quando o assunto é segurança os freios ocupam u lugar de destaque. Nesse caso é necessária a verificação tanto do conjunto dianteiro quanto do traseiro, lembrando que a distribuição de frenagem deve ser maior na traseira do que na frente. Quaisquer tipos de ruídos nesse sistema pedem uma verificação detalhada.
Por fim e não menos importante a verificação dos cabos de embreagem é fundamental para o funcionamento e a ligação entre o motor e câmbio. Além disso os pneus, base de sustentação da motocicleta, também precisam ser checados com frequência, especialmente a formação de sulcos ou desgaste.
Com essas dicas simples e valiosas você mantém a sua companheira de trabalho ou passeio de final de semana sempre em orem garantindo sua segurança a de terceiros. Afinal, nada melhor do que chegar do ponto A ao ponto B sem nenhum tipo de imprevisto pelo caminho.