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DICAS

FILTROS APU TECFIL

FILTROS APU TECFIL - IMPORTANCIA DE SABER QUAL COR DE FILTRO COLOCAR NA REPOSIÇÃO

por Www.tecfil.com.br

De acordo com a fabricante, é importante certificar-se de que a linha de pressão pneumática entre o compressor de ar e o secador esteja despressurizada. Para isso, prossiga da seguinte maneira: ligue o motor do veículo para carregar o sistema pneumático; espere até ocorrer a descarga por meio da válvula do secador de ar; desligue o motor do veículo; e acione o freio de estacionamento.

Outro fator importante são as instruções para desmontagem do filtro de ar. Para retirar o filtro recomenda-se a utilização da ferramenta adequada , tipo cinta para desrosqueá-la da base do secador de ar. Não utilizar ferramentas como corrente, por exemplo. Envolva o filtro com a cinta observando a posição correta, de modo a fazer uma alavanca, e desrosqueie o filtro. Há modelos de filtros no quais se pode utilizar a chave universal.

Após a retirada de ar, para avaliar o nível de contaminação, verifique se há indícios de óleo e/ou água na área de saída do filtro. Em caso positivo, substitua o filtro por um novo. A condição do filtro de ar é reconhecida como saturada quando os orifícios de entrada e/ou de saída estão com impurezas. 

A fabricante recomenda para nunca avaliar as condições do filtro por meio da descarga do secador de ar. A presença de impurezas na região da descarga do secador de ar é característica decorrente do processo de regeneração do filtro. Normalmente, há resíduos de água ou óleo (pequenas quantidades) nos orifícios de entrada do filtro de ar. Isto ocorre devido ao processo de regeneração do filtro no momento da descarga.

Para avaliar o filtro de ar como normal (não saturado), os orifícios de saída devem estar com a tonalidade cinza-claro. Caso o filtro de ar esteja saturado, com cor escura, substitua-o por um novo.

Durante a montagem do filtro de ar, certifique-se de que os demais componentes, como compressor de ar, tubulações, válvulas etc., estejam em boas condições de uso (sistema pneumático limpo e sem a presença de água, óleo ou carbonização). 

Confirmada a necessidade de substituição do filtro de ar, é importante realizar também a manutenção dos demais componentes do sistema pneumático. Dessa maneira, manterá a segurança e o funcionamento dos sistemas de freio de veículo.

Para todos estes procedimentos, e após a realização da primeira troca do filtro, é recomendado que se avalie as condições do filtro a cada 10 mil quilômetros. Apenas para referência, quando o veículo circula frequentemente em área urbana ou intermunicipal, a primeira troca do filtro de ar costuma acontecer entre 90 mil e 120 mil quilômetros rodados; quando roda usualmente em rodovias, normalmente é substituído entre 200 mil e 240 mil quilômetros; e em área agrícola ou de mineração, a primeira troca é feita, no máximo, aos 60 mil quilômetros.

 
Diferença entre filtros da APU TECFIL

 

Filtro preto TECFIL (DSF0202)

O filtro APU Preto TECFIL possui 70% de peneira molecular e 30% sílica gel, a função é conter apenas a umidade do ar para não contaminar sistema de freio do veículo, é indicado para veículos que saem de fábrica ainda sem desgaste do compressor, após primeira troca indica-se a substituição para o prata.

 

Filtro prata TECFIL ( DSF0204)

O filtro APU Prata TECFIL possui 100% sílica gel e papel coalescente, este filtro tem dupla função : retenção de óleo (spray) e água, indicado para veículos Euro V e após primeira troca do filtro original do veículo novo (preto).

 
Fonte: Tecfil
 
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