ÓLEO LUBRIFICANTE
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O E700 TURBO DIESEL VALVOLINE
por Www.valvoline.com.br
Todo mundo aprende nos cursos preparatórios que os óleos lubrificantes são essenciais para o funcionamento de um motor a combustão, certo? Agora, o que nem todo mundo sabe é explicar qual exatamente a sua função e o porquê é tão importante contar com um produto para manter o sistema saudável.
Para qual tipo de veículo ele é indicado?
O Turbo Diesel E700 foi desenvolvido para atuar em veículos pesados (HDMO – Heavy Duty Motor Oil), movidos a diesel. Ele é adequado aos motores Euro V, com os sistemas de pós-tratamento EGR e SCR. Ou seja: os padrões europeus que regulamentam a emissão de poluentes e contam com as tecnologias Exhaust Gas Recirculation e Selective Catalytic Reduction.
Com exclusiva formulação que garante a maximização do desempenho, ele é indicado para o segmento rodoviário, frotas de ônibus, turboalimentados e superalimentados.
Principais benefícios
- Neutralização da acidez
É este benefício que proporciona maior vida útil ao seu lubrificante. Afinal, todo motor a combustão produz ácidos, seja durante o seu funcionamento ou resultado da sua oxidação, além de ter alta contaminação com o combustível – o grande vilão.
E é para neutralizar esses ácidos nocivos aos componentes do motor que existe o TBN (Total Base Number), um teste que indica a capacidade que o óleo lubrificante tem para proteger o motor durante todo intervalo até a troca.
Assim, quanto maior o TBN, maior a sua capacidade de neutralizar o TAN (Total Acid Number) ou Índice de Acidez Total (IAT).
Resumindo: com um TBN alto, o Turbo Diesel E700 tem uma reserva alcalina maior que os óleos convencionais, o que garante durabilidade para o óleo e proteção para o seu motor.
- Controle de fuligem
Com propriedades detergentes, dispersantes a antidesgaste, o Turbo Diesel E700 proporciona um controle maior sobre o acúmulo de fuligem, que é o resultado da queima do combustível.
Essa fuligem adere aos componentes do motor e pode, com o tempo, formar uma camada grossa de sujeira, que causa uma reação em cadeia: aumentando a viscosidade do óleo, diminuindo seu fluxo e provocando o desgaste precoce do motor. Problemas que você não precisa enfrentar se escolher o óleo certo para o seu veículo.
- Controle de depósitos
Em comparação com os óleos convencionais disponíveis no mercado, o nosso E700 leva a melhor em quase todas as categorias de avaliação. Sua alta tecnologia ajuda a manter o motor limpo, evitando o acúmulo de borra e contaminantes.
Outros benefícios
E não para por aí, com o E700 você garante:
- Resistência contra oxidação;
- Proteção contra o desgaste;
- Maior eficiência do motor;
- Melhor estabilidade ao em relação a temperatura, mesmo sob condições severas.
Resumo
O Valvoline® Turbo Diesel E700 é um lubrificante mineral multiviscoso (SAE 15W40) de alta qualidade, recomendado para motores a diesel. Ele atende às especificações API CI-4/SL e é compatível com motores Euro V e os sistemas de pós-tratamento EGR e SCR. Sua fórmula proporciona a neutralização da acidez e o controle da temperatura. Sendo assim, ele indicado para o segmento rodoviário, frotas de ônibus, turboalimentados e superalimentados.
Glossário de termos
- API CI-4 / SL
A sigla API (American Petroleum Institute) é uma classificação do instituto americano que regulamenta os óleos lubrificantes em várias partes do mundo. A API divide os óleos em duas categorias: S e C. Sendo S para carros movidos a gasolina, etanol, GNV ou flex e C para os propulsores a diesel. A segunda letra equivale a qualidade do lubrificante, quanto mais distante a letra for do A, melhor. Quando o óleo possui as duas classificações, neste caso: CI-4 e SL, significa que o produto é indicado tanto para os motores a diesel quanto a gasolina.
- Cisalhamento
É a deformação resultante da tensão provocada por forças que atuam em sentido iguais ou contrários.
- Euro V
O sistema Euro V ou Euro 5 é um conjunto de normas regulamentadoras criadas para reduzir a emissão de poluentes dos veículos movidos a diesel. O nome é uma referência à legislação europeia criada com o mesmo propósito.
- EGR e SCR
Exhaust Gas Recirculation (EGR) ou Recirculação de Gases de Exaustão e Selective Catalytic Reduction (SCR) ou Redução Catalítica Seletiva.
- Superalimentados e turboalimentados
São motores que usam tecnologias para aumentar a sua potência em situações específicas.
Fonte: https://valvoline.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-novo-valvoline-turbo-diesel-e700/