Estrelas vermelhas

COOLANT E FLUIDO DE ARREFECIMENTO

ESPECIFICAÇÕES API E SUAS VANTAGENS

ESPECIFICAÇÕES API E SUAS VANTAGENS

por Www.valvoline.com.br

O mundo é regido por regras. Aliás, vale ressaltar, essa é uma necessidade da vida em sociedade. O que seríamos sem as leis e organização social? Provavelmente não teria havido o desenvolvimento de cidades e até mesmo da industrialização como a conhecemos hoje. 

A criação de modelos, protocolos, padrões e regras gerais é algo que vemos de maneira vasta no segmento automotivo. A tecnicidade das peças, parafusos, pistões e da indústria automobilística de maneira geral é algo que se mostrou necessário logo nos primeiros anos. Sem elas não teríamos uma padronização e, sim esta última, a ideia de qualidade simplesmente não existiria. 

No mundo dos lubrificantes é a mesma coisa. Vale lembrar, como falamos sempre aqui no blog, que todas essas especificações são essenciais para que o seu carro tenha um funcionamento uniforme e proporcione sempre o melhor desempenho, seja na ida ao trabalho ou em um uma viagem de fim de semana com a família.

E as especificações são regidas pelo API, sigla do Instituto Americano do Petróleo, que definiu e classificou todas elas de acordo com critérios bastante rígidos e, por sua vez, subdivididos em diferentes tipos de combustível e também motorização específicos.

Essa organização foi criada em 1911 nos Estados Unidos. Naquela época existiam vários produtores e extratores de petróleo ao longo do país, porém de forma independente. A ideia da associação foi criar uma força conjunta para negociar com o governo e também para garantir o seus avanços.

Com passar do tempo também houve a necessidade de criação de determinados padrões de qualidade tanto dos lubrificantes quanto do gás produzidos pelos associados. Dessa forma o consumidor teria uma referência técnica para seu consumo, de forma a adquirir algo dentro de um padrão de qualidade pré-estabelecido.

Essa evolução levou em conta vários fatores. Entre eles a necessidade de ter algo de qualidade e que preservasse os motores. Inicialmente havia apenas três classificações  de lubrificantes, o que limitava bastante a sua utilização adequada. Isso acaba gerando  mais necessidade de troca e eventual desgaste.

Pensando como uma linha do tempo, a partir da década de 30, várias especificações foram sendo criadas e produtos desenvolvidos nessa linha. Dessa forma a indústria automobilística foi criando seus produtos em “parceria” com a história das empresas fabricantes de lubrificantes, de modo a desenvolver os melhores produtos indicados para cada proposta.

Nesse sentido chegamos às especificações API SP. Esse conjunto de regras chegou ao mercado em 2020 e atende aos motores mais modernos, com tecnologia híbrida. Como sabemos, nesse caso convivem harmoniosamente propulsores a combustão e elétricos, de modo a trabalhar em conjunto para otimização de consumo e eficiência energética.

Uma das principais atribuições do API diz respeito às especificações sobre limpeza e proteção dos motores. Nesse sentido nós temos produtos com viscosidades bastante baixas e eficientes utilizando bases sintética. Como por exemplo temos o 0W20 e o 0W16, que buscam garantir não somente a lubrificação do motor como também uma emissão cada vez menor e mais otimizada de poluentes na atmosfera.

Algumas vantagens dessas novas especificações é que elas abrem margem para o desenvolvimento de novos produtos e novas tecnologias. Os motores híbridos têm um regime de funcionamento misto, como citado alguns parágrafos acima, e por essa razão podem atingir uma temperatura de funcionamento mais rapidamente, já que trabalham em conjunto.

 

Fonte: https://valvoline.com.br/especificacoes-api-e-suas-vantagens/

 

Nos siga nas redes sociais:
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
online
Ao utilizar o chat, você aceita a nossa Política de Privacidade.
Avatar
carrinho de pedidos
Nenhum item adicionado
Ver produtos
Nome Valor Un.
TOTAL R$