DICAS
10 DICAS DE MANUTENÇÃO PARA ECONOMIZAR GASOLINA
por Www.valvoline.com.br
Os frequentes aumentos no preço dos combustíveis, combinados à inflação e aos custos de manutenção do carro, estão entre as principais reclamações dos motoristas. Muita gente não sabe no entanto, que o estado de conservação interfere consideravelmente no consumo do veículo, por isso, uma boa estratégia para economizar gasolina é ficar em dia com a manutenção.
Para prevenir os motoristas de custos desnecessários com a manutenção, daremos dez dicas de como se atentar a defeitos que podem elevar os gastos na hora de abastecer o veículo. Confira abaixo:
1. Óleo do motor:
Não deixe passar a data de troca, seja por quilometragem ou tempo de uso. Utilize sempre o óleo indicado no manual do proprietário e evite ser convencido pelos atendentes ou frentistas que insistem em vender produtos diferentes. Ao retardar a troca de óleo, você reduz a eficiência do motor e, consequentemente, gera maior gasto de combustível. E, atenção: o óleo do motor não precisa de aditivo.
2. Vazamentos:
Fique atento aos vazamentos de óleo do motor, da direção hidráulica e de água. Observe a coloração dos fluidos: óleo do motor é marrom escuro (quando novo, a tonalidade é um pouco mais clara); óleo da direção hidráulica ou do câmbio automático é avermelhado; vazamento de água é transparente, mas se o tom é o rosada, pode ser que o sistema de arrefecimento do veículo esteja comprometido ou com corrosão. A perda de qualquer fluído que influencia no desempenho pode aumentar o consumo de combustível.
3. Amortecedores:
Quando for trocar o amortecedor, escolha por uma peça nova, esqueça as recondicionadas. Amortecedor usado pode estragar as buchas da suspensão e os pneus, além de não cumprir com eficiência a sua função.
4. Velas de ignição:
Responsáveis por realizar a queima da mistura de ar e combustível que entra na câmara de combustão do motor, as velas elevam o consumo quando estão desgastadas, e o motorista gasta dinheiro desnecessariamente – além de comprometer o desempenho do veículo.
5. Alinhamento e balanceamento:
Adiar esses ajustes compromete o bom funcionamento da direção e da suspensão, o que força componentes e, consequentemente, eleva o consumo de combustível.
6. Pneus:
Independentemente de ter que comprar pneus novos ou não, existe uma dica relacionada a eles que ajuda na economia: a calibragem. Um pneu murcho aumenta a área de contato com o solo, o que provoca maior resistência. Mantenha os pneus sempre calibrados com a pressão recomendada pelo fabricante.
7. Filtro de ar:
O filtro de ar é uma peça simples e fácil de trocar, mas quando está velha pode atrapalhar bastante o motor. Um filtro sujo pode deixar impurezas entrarem no motor e provocar uma queima ruim do combustível. Quando está estupido pode provocar aumentos no consumo também.
8. Evite acelerar e frear bruscamente:
Dirigir de maneira agressiva, além de ser perigoso, também não é interessante quando o objetivo é economizar combustível. Para prevenir o desgaste do motor, é importante trocar as marchas de forma suave e medir a força do pé no acelerador para não desperdiçar combustível.
9. Mantenha uma velocidade constante:
O trânsito intenso das grandes cidades também contribui para que o combustível vá embora mais rápido, já que é muito comum andar e parar a todo instante. As acelerações e freadas exigem mais do motor e aumentam o consumo.
10. Não deixar o carro no ponto morto em descidas:
Apesar de muita gente acreditar que é econômico deixar o carro em ponto morto, essa prática não é recomendada por uma questão de segurança. se o carro estiver desengatado e sem auxílio do freio- motor, o sistema de freio será mais exigido e poderá falhar. Nesse caso, a dica é deixar o carro engatado na marcha mais alta, mesmo sem acelerar.
Com essas simples dicas e uma boa revisão, realmente é possível melhorar e até diminuir o consumo do combustível!